SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE:
- esgmkt
- 31 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
CONFIRA DICAS PARA CONSUMIR DE FORMA CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL
NO DIA A DIA

Especialistas chamam atenção para a necessidade de refletir sobre a preservação do planeta no momento das compras diárias
A escolha deste período tem relação com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho. Considerada a maior data internacional sobre o tema, a iniciativa é realizada anualmente desde 1974 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Neste ano, o evento será sediado pela Suécia e terá a temática “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza, segundo o PNUMA. O conteúdo vai ao encontro de um dos pontos mais defendidos no debate internacional sobre meio ambiente — consumo e produção responsáveis, que está, inclusive, entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cinco dicas sustentáveis para aplicar no dia a dia
A professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Maira Petrini organiza cinco tópicos que podem ajudar quem quer consumir de forma mais consciente e sustentável.
1. Preste atenção às compras Substitua os hortifrútis convencionais por orgânicos.
2. Pense de quem você vai comprar Para a professora, deve-se dar preferência ao produtor e às marcas dos locais onde pessoa mora. Isso promove o desenvolvimento da economia e apoia as pequenas empresas do lugar.
3. Dê preferência a empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável
Busque informações sobre quem são as empresas que vendem os produtos. Maira Petrini alerta para a necessidade de entender como as companhias impactam o ambiente e se desenvolvem ou não a comunidade.
4. Fuja do plástico de uso único
Ter caneca reutilizável para não usar copos de plástico e levar uma sacola reutilizável no mercado para deixar de lado as sacolas de plásticos são dicas para o consumo sustentável.
5. Compre menos
Pense se precisa do produto ou se o quer apenas para saciar um desejo. De acordo com a professora da PUCRS, as compras impulsivas nos fazem ter coisas que mal usamos.
Fonte: GZH
Imagem Crédito/Divulgação: Sassmaq
Comments